sexta-feira, 6 de julho de 2012

CMap Tool



Mais um local muito bom para aprender mais um pouco sobre mapas conceituais e tutorial de como utilizar o programa CMap Tools...Acesse clicando aqui!!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

WEBQUEST

 

O que é


Definição

Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web.
O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.
Dodge a define assim:
"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet." leia mais.
http://webquest.sp.senac.br/textos/oque/

Vamos criar uma? o vídeo abaixo mostra como de uma forma fácil (apesar de ser em espanhol)
Outro tutorial:
Estarei postando mais tarde um tutorial em português!!

Mapas conceituais

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significados a partir da sua predisposição para realizar esta construção. Servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz.
Novak é considerado o criador dos mapas conceituais e refere ter usado este em várias pesquisas, contemplando as diversas áreas do conhecimento.
http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/defmapasconceituais.html

Veja abaixo alguns vídeos para conhecer um pouco mais do tema:

terça-feira, 3 de julho de 2012

Atividade 1.3 - Video: Ladislau Dowbor: Educação e Tecnologia

Frente à explosão atual do universo do conhecimento, e das tecnologias correspondentes, a escola tem de repensar o seu papel. A visão geral, é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos diversos espaços de conhecimento que hoje se multiplicam, com televisão, internet, cursos de atualização tecnológica, processos de requalificação empresarial e assim por diante. Na sociedade do conhecimento, a escola, que tem no conhecimento a sua matéria prima, tem de assumir um papel muito mais central.Entrevista concedida à Rede Vida.